Postado por : Vitor Pontel sexta-feira, 16 de agosto de 2013



Você está em seu carro, tranquilamente, pela cidade e ouvindo uma música legal. E, como a fome não tem hora pra chegar, leva sempre um pacote se salgadinho ou bolacha para socorrer! Após terminar com o lanchinho, você pega a embalagem e… joga pela janela? Não, né?
Então, o que fazer com essa sujeira? Ainda mais se você tiver acabado de lavar o carro? Tudo, menos jogá-la na rua. Só por que é feio? Não. Jogar lixo na rua pode causar muitos problemas para você, para o trânsito e para a sociedade de um modo geral!
Esse lixo, somado ao lixo que outras pessoas jogam de seus carros ou dos ônibus, acaba entupindo um bueiro ou “boca de lobo”. Aí já viu, né? “Seja feito o alagamento” a qualquer chuva que caia. Pra você, que está no trânsito, ele vai se tornar mais estressante e perigoso. Para a população em geral, significa ratos e outros animais saindo dos esgotos e a possibilidade de transmissão de doenças como a leptospirose, só para citar um exemplo.
Quer mais? Então lá vai. E a poluição visual? Quer coisa mais desagradável do que andar por uma rua e ela estar cheia de sujeira e lixo espalhados por todo lado? E é muito feio sim olhar para um ônibus ou um táxi e ver lixo voando pela janela. E o cheiro de uma rua suja? Bem desagradável, né? Sem falar que uma sacola plástica ou uma lata de refrigerante, por exemplo, pode ser muito perigoso para os motociclistas.
Certos atos de gentileza são extremamente fáceis de praticar. Quer um exemplo que você pode começar agora mesmo? Leve para o seu carro um saquinho para colocar o seu lixo e o coloque em um local que não atrapalhe a direção. Acumule um pouco desses restos e, assim que parar em um lugar, esvazie o saquinho em uma lixeira de seu trabalho, de casa ou numa lixeira pública. Manter o seu carro limpo é importante para ajudar você a ficar mais à vontade ao volante. Outra dica? Procure reutilizar a mesma sacolinha sempre que possível. Assim, você pratica mais uma gentileza com a natureza.
Percebeu o quanto ter um simples saquinho no carro pode lhe tornar uma pessoa mais gentil?
Sem falar que os ônibus também têm lixeiras. Nada justifica então jogar o lixo no chão ou atirá-lo pela janela. Nas ruas, utilize também as lixeiras. Vale andar um pouco mais para dispensar seu pacote de salgadinho ou embalagem do sorvete. E por aí vai.
Muita gente cobra essa limpeza dos órgãos públicos, mas se esquecem que a mudança deve começar dentro de cada um. A gentileza nasce dentro das pessoas, e, quando elas querem ser gentis, passam a pensar mais nos bem estar dos outros.
Vamos ter a consciência de que, para praticar um Trânsito+gentil, além de trabalhar o autocontrole e a paciência, podemos evitar congestionamentos, acidentes e até doenças com um gesto simples. Que não jogar lixo na rua se torne um hábito de todos para um Trânsito+gentil!

Deixe uma resposta

Assinar Postagens | Subscrever Comentários

SORTEIO

Praceiros

LinkLog

Arquivo

Vídeo

Seguidores

2010 - 2014 LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESENVOLVIDO POR BLOG DO MAEL E VITOR PONTEL